Tentando entender um pouco sobre a Bolsa de Valores

Por que investir em renda variável?

Historicamente a renda variável sempre teve resultados melhores que a renda fixa ou investimentos conservadores, claro que não podemos deixar de lado o risco, pois existem momentos de queda e momentos de alta, mas podemos usar isso a nosso favor.

A gente chama de renda variável todo investimento na qual não sabemos qual vai ser o retorno em uma data futura, ao contrário da renda fixa. Entram aí compra de ações, mercado de opções, mercado futuro com contratos de futuros financeiros ou commodities agrícolas.

A fonte do dinheiro, da multiplicação do teu dinheiro está na renda variável, mas é o mais arriscado e não é pra quem tem perfil de investidor conservador. É preciso aprender técnicas de gerenciamento de risco, análise técnica, as vezes análise fundamentalistas, dentre outras para operar bem na renda variável.

Também é importante o emocional para poder operar, ter cuidado com a ganância, com a indisciplina, tudo isso atrapalha no momento de operar, seja fazendo Day Trade ou Swing Trade.

Existe também o investimento em multimercado (através de um fundo de investimento), como o próprio nome diz é o investimento em mais de um mercado, pode ser uma junção de investimentos como em renda fixa, com investimento em moedas como dólar – euro – libra, etc, e outra parcela investindo em renda variável como bolsa, debênture (títulos de dívida de empresas para captação de recursos), etc. A diversificação em multimercados varia muito de fundo pra fundo de gestor para gestor.

Um questionamento…

Porque os caras mais ricos do mundo como Jeff Bezos (Amazon), Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Page e Sergey Brin (Fundadores do Google) e Warren Buffet (Berkshire Hathaway – um dos maiores investidores nos EUA) são os mais ricos do mundo?

Porque suas empresas estão na Bolsa de Valores Americana e suas ações super valorizaram. No caso de Warren Buffet que é investidor e tem uma empresa de investimento, é um dos maiores investidores na Apple por exemplo, além de outras ações na carteira que administra.

Por isso é muito poderoso estar na Bolsa de Valores, seja a americana, seja a Brasileira ou qualquer uma no mundo.

E a Bolsa?

A Bolsa de Valores no Brasil é a B3 (Brasil Bolsa e Balcão). É uma empresa que une mercado futuro, mercado de balcão e mercado à vista. É auditada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e as leis que a regulamentam são bastante criteriosas a tornando um ambiente seguro para investidores. É uma empresa correta, fundada em 1890 mas passando a ser reconhecida de fato como a bolsa de valores que conhecemos em 1967 e sendo hoje a 5ª maior bolsa do mundo.

Link da B3: http://www.b3.com.br/pt_br/

Para operar na Bolsa é preciso se cadastrar numa corretora, não é possível operar “direto” na bolsa, mas hoje por intermédio da tecnologia a bolsa está conectada na nuvem, e as corretoras se comunicam com a Bolsa, assim você manda suas ordens de compra ou venda para a corretora (através de um Home Broker ou por uma plataforma de negociação) que repassa para a Bolsa em frações de milissegundos.

Antigamente era como se via em filmes antigos, uma espécie de balcão, onde você ligava pro seu corretor, que ligava pro contato na Bolsa mandando comprar ou vender uma determinada quantidade de Ações por determinado preço. E esse berrava aos quatro cantos “Compro tantas ações A por tanto” ou “Vendo tantas Ações de empresa B por tanto”, era o pregão viva-voz. Felizmente a tecnologia veio para nos ajudar nessa comunicação e negociações.

Ativos negociados na Bolsa

  • Ações (mercado à vista)
  • Opções (mercado à vista)
  • Contratos Futuro (mercado futuro)
    • Contratos futuros financeiros (Dólar e Índice)
    • Contratos futuros de Commodities agrícolas (Boi, Milho, Soja, Café, etc)

Horário de Funcionamento

A bolsa abre às 9h da manhã e fecha às 18h, mas fique atento aos seguintes detalhes:

  • O mercado futuro abre às 9h e fecha às 18h.
  • O mercado à vista (Ações e Opções) abre às 10h e fecha as 17h.
  • O mercado de Contratos de commodities Agrícolas tem horários variáveis, sendo melhor consultar no próprio site da B3.

As ações, opções e contratos futuros eles abrem e fecham com leilão, ou seja, é feito uma média ponderada das quantidades de ordens de compra com o preço de compra e a quantidade de ordens de venda com o preço de venda, e esses valores definem o preço de abertura e/ou fechamento daquele ativo. Porém no fechamento de dólar não tem leilão, apenas na abertura.

Ações

As empresas para que possam captar dinheiro, sem fazer empréstimo em bancos por causa das altas taxas, elas entram com pedido de abertura de capital na bolsa e se transformam em uma empresa de Capital aberto. Claro que esse processo precisa seguir rigorosos critérios e pré-requisitos para ser aprovado, como o faturamento da empresa, entre outras coisas. Se da o nome de IPO (Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial) quando a empresa libera seu primeiro lote de ações, geralmente a um preço mais acessível e uma quantidade limitada, na data que inaugura sua entrada na bolsa, ou seja, quando abre seu capital publicamente.

Então a pessoa que compra o papel/Ação de uma empresa passa a ter os direitos como acionista dessa empresa, as vezes com poder de voto, as vezes não, vai depender de critérios estabelecidos pela própria empresa, da quantidade de ações que se tem, e se as ações são ordinários ou preferenciais. Também tem direito a parte dos dividendos dessa empresa, no mínimo 25% do lucro líquido segundo a regulamentação, que são rateados entre os acionistas. Logicamente quem tem uma maior quantidade de ações tem direito a uma maior fatia desse bolo.

As ações dessa empresa também podem valorizar seu preço, e você ganhar um bom lucro na venda delas, mas também podem desvalorizar o preço já que esse mercado oscila bastante. Em geral é um investimento de longo prazo, pois as pessoas tem o interesse no recebimento dos dividendos da empresa, que ocorre geralmente duas vezes ao ano, outras pessoas fazem Day trade ou Swing trade com ações, ou seja compram na baixa e vendem na alta, seja no mesmo dia, ou em dias diferentes, no decorrer de uma semana, de uma mês ou até anos.

Day Trade: Compra e venda de um ativo da bolsa (seja ação, opção, contratos futuros, etc) que ocorre no mesmo dia.

Swing Trade: Compra e venda de um ativo da bolsa (seja ação, opção, contratos futuros, etc) onde ocorre a compra em um dia, e a venda no dia seguinte ou posterior, seja semanas ou até meses.

In Position: ou em posição, é quando se compra um ativo, aqui mais comum com as ações, e as guarda com o intuito de receber os dividendos, independente das oscilações de preços da mesma.

Flipar: É possível também Flipar, que é investir na IPO, que geralmente é um preço mais barato e vender no mesmo dia da abertura de capital, pois geralmente na abertura tem uma pequena valorização no preço dessa nova ação. E é uma estratégia usada por muitas pessoas.

Nomenclatura das Ações

  • A ação é composta por 4 primeiros dígitos (geralmente letras, mas não é regra) que representam o nome da empresa.
  • Depois um número que diferencia se a ação é PN (Preferêncial: 4, 5, 6, 7 e 8) ou ON (Ordinária: 3)

PN (Preferêncial): Da direito a recebimento de dividendos, mas não dá direito de voto.
ON (Ordinária): Da direito de voto, e direito a dividendos, porém elas distribuem menos dividendos em relação as ações preferenciais.

Ou seja, se paga um pouco mais as pessoas que tem ações Preferencias, mas não se da direito a voto, essas ações são as preferidas por investidores. Mas caso você queira participar da gestão da empresa, precisa ter uma quantidade pré-determinada de ações Ordinárias, varia de empresa para empresa essa quantidade e as próprias regras, para poder ter um poder de voto decisivo.

Exemplo de nomenclatura:

ITUB4 – Itaú Unibanco (Preferencial)
PETR4 – Petrobrás (Preferencial)
PETR3 – Petrobrás (Ordinária)
VALE3 – Vale (Ordinária)

Entendendo as OPÇÕES

São derivativos das ações com direiros e obrigações de compra e/ou venda de ações.

Nomenclatura ou Ticker ou Série:

Exemplo:

PETRI372 / PETRU372

  • Composto por 03 partes.
  • Os 4 primeiros caractéres representam a ação (PETR – Petrobrás)
  • O 5º caractér é uma LETRA que tem dois significados, representa se é uma CALL ou uma PUT, e também informa qual o MÊS de vencimento daquela opção. (Nesse exemplo: I – CALL, U – PUT, mês: SETEMBRO), segue tabela abaixo.
  • Os últimos 3 caracteres são NÚMEROS e representam o STRIKE/Preço de vencimento daquela opção, esse código não é o preço ao pé da letra, portanto 372 não significa 3,72 ou 37,20, CUIDADO, tem que olhar na tabela do contrato dessa opção, nesse dia 372 representava o strike de R$ 30,77, muita atenção pra não errar no strike.
  • Outro cuidado que você deve tomar é verificar qual ativo/ação você está escolhendo, concorda que no Ticker PETRI372 você não sabe dizer se é de uma ação PETR3 (ON – Ordinárias) ou PETR4 (PN – Preferênciais), você só conseguirá diferencias no momento que escolher o ativo na própria plataforma que estará operando, seja no Home Broker da corretora, no Profit Pro, ou em outra ferramenta. Então, certifique-se que está escolhendo o ativo certo, seja ele uma ação ordinária ou preferencial. No caso de Petrobrás, sempre optamos antes pela PETR4 nas opções, pelo volume operado.
  • Outro cuidado, preste atenção no Ano de vencimento da opção que você está operando, pois a nomenclatura só diz respeito ao mês, e não ao ano, preste atenção na sua plataforma de negocioação se você está operando o ano certo, ou se não está operando erroneamente um vencimento de 2 ou 3 anos pra frente.
  • As opções podem ser do estilo Americanas ou Européias, a diferença é que na opção americana permite o exercício em qualquer momento entre a data de sua compra e a data de vencimento. Já na europeia, o exercício é permitido somente em sua data de vencimento.

Tabela de vencimento de CALL e PUTS

Características das opções:

  • O vencimento das opções é toda 3ª sexta-feira do mês.

características:

Vencimento – data de validade.
Strike – até que valor que a opção te protege, se a ação estiver acima ou abaixo do valor do strike, essa opção pode dar lucro ou virar pó.
Prêmio – é o quanto você paga pela opção, ou o valor que recebemos quando vendemos uma opção. (valor que a seguradora recebe)

Dicas:

Valor intrínseco (VI):
– Valor que a opção teria se fosse exercida hoje. Quanto essa opção está dentro do dinheito (ITM).
Se a opção estiver dentro do dinheiro, ela terá lucro.
Ação : 50 reais
Opção strike 48 reais
Premio: 3 reais

50 (ação) – 48 (strike) = 2 reais (é o valor intríseco do prêmio dessa opção, valor que passou pra dentro do dinheiro).

PETR4: 19,30
PETRF183: (STRIKE = 18,30 / PREMIO = 1,70)

19,30 (ACAO) – 18,30 (STRIKE) = 1
1 REAL É O VALOR INTRINSECO (VALOR DENTRO DO DINHEIRO).

1,70 – 1 = 0,70 (Valor extrínseco).

Valor extrínseco (TEMPO e Volatilidade)(VE):
– O tempo restante pra vencer a opção tem um valor monetário associado pelo risco.
– Quando mais tempo falta para vencer uma opção, maior a chance dela terminar dentro do dinheiro.

Cálculo:

Prêmio – valor intrínseco = valor extrínseco.

Gregas:

Delta: Preço da Ação
– Quanto que o prêmio dessa opção vai mudar conforme o preço da ação mude.
Exemplo:
Ação subiu 1 real, quanto que vai mudar o prêmio dessa opção.
Uma opção com delta 20, chama as vezes de 20% ou 0.2, nesse caso quando a ação sobe 1 real a opção sobe 20 centavos ou 20%.

Quanto mais dentro do dinheiro, mais o delta aumenta, quando ele entra pra dentro do dinheiro a cada 1 real que a ação valorizar o delta pode valorizar 1 real tbem, chegando a 100% do delta. Quanto mais fora do dinheiro, menor o delta. Pózinho é muito fora do dinheiro.

Ver o calculo da probabilidade de exercício.

Gama: Velocidade do Delta
– Gama voce lembra de explosão, é o quanto o delta se move caso o preço da ação se mova.
– Mudança de probabilidade de exercício.
– Ajuda a entender o potencial de movimento do prêmio.
– O gama interfere no valor do delta podendo aumentar bastante e fazer a opção valorizar muito.

Theta: Tempo
– Sensibilidade ao passar do tempo, o quanto que o prêmio diminui de um dia para o outro baseado no tempo.
– Theta negativo perde valor com a passagem do tempo.
– Theta positivo ganha valor com a passagem do tempo.

Exemplo:
Theta: -0,0333
Prêmio: 1,30
perde 0,03 centavos por dia
Premio no dia seguinte: 1,27

Vega: Volatilidade
– Sensibilidade a mudança de 1% de volatilidade implícita do ativo principal, o quanto que muda o prêmio dessa opção.
– Vega de 0,2 aumenta 20 centavos no caso de aumento de 1% da volatilidade implícita.

Rho: Juros
– Sensibilidade a variação de juros.
– mais usada em opções de longos prazos porém no Brasil essas opções não tem liquidez e nosso juros é baixo e controlado.
– Não vamos usar nos calculos, apenas pra entender.

 

Operações Básicas:

Compra de Call (Direito de Compra):

  • Comprar – Direito de Compra
  • Quem compra é o titular e tem o direito (não a obrigação).
  • Intensão de Alta do Mercado (comprar barato e vender mais caro).
  • Paga o prêmio (ao comprar).
  • Risco limitado (ao valor do prêmio pago).
  • Lucro ilimitado (de acordo com que os preços da ação sobe).

Gráfico de Payoff

Compra de Put (Direito de Venda):

  • Comprar – Direito de Venda
  • Quem compra é o titular e tem o direito (não a obrigação).
  • Intensão de Baixa do Mercado (vender mais caro que o preço de mercado que estará abaixo).
  • Paga o prêmio (ao comprar).
  • Risco limitado (ao valor do prêmio pago).
  • Lucro ilimitado (de acordo com que os preços da ação caem e podem chegar até R$ 0,01 centavo).

Gráfico de Payoff

 

Venda (Descoberta/Coberta) de Call (Obrigação de Venda):

  • Vender – Obrigação de Venda.
  • Quem vende é o lançador e tem a obrigação.
  • Venda Descoberta, é quando você vende sem ter o ativo-objeto. Bem arriscado isso, nunca fazer.
  • Venda Coberta, é quando você vende tendo a posse do ativo-objeto.
  • Intensão de Baixa do Mercado.
  • Recebe o prêmio (ao vender).
  • Risco ilimitado (SE: for uma venda descoberta, de acordo com que os preços da ação sobem, você terá que comprar a ação a preço de mercado que talvez esteja muito caro).
  • Risco Limitado (SE: for uma venda coberta, ou seja, você já tinha posse das ações podendo fazer venda de call no valor de strike próximo, igual ou superior ao preço que foi pago nas ações)
  • Lucro limitado (ao valor do prêmio recebido).

Gráfico de Payoff

Venda de Put (Obrigação de Compra):

  • Vender – Obrigação de Compra.
  • Quem vende é o lançador e tem a obrigação.
  • Intensão de Alta do Mercado para a opção virar pó, ou de baixa do mercado para comprar um ativo-objeto mais barato e fazer preço médio da sua carteira.
  • Recebe o prêmio (ao vender).
  • Risco Grande porém limitado (de acordo com que os preços da ação caem mas fica limitado a queda de até R$ 0,01 centavo do ativo-objeto).
  • Lucro limitado (ao valor do prêmio recebido).

Gráfico de Payoff

 

Estratégias:

01 -(Venda Coberta de Call / também chamado de Financiamento, Lançamento de Call ou Dividendo Sintético)

Passos:

  • Nunca venda call a descoberto, ou seja, sem ter comprado as ações pois o risco é ilimitado.
  • Você terá uma obrigação de venda de ações pelo preço do strike, caso a opção fique dentro do dinheiro.
  • Primeiro passo é comprar a ação na quantidades que você poderá vender futuramente, caso seja exercído, aí sim você estará Coberto.
  • E escolha um Strike de venda de call com um valor um pouco acima do que você pagou por ação, para no caso de ser exercído ter algum lucro. Podemos pensar em 10% acima do preço como parâmetro.
  • Como somos vendedores/Lançadores essa operação é a crédito, ou seja, recebemos o valor do prêmio imediatamente, e nossas ações ficam de garantia.
  • Recebemos o Prêmio pelo risco das ações subirem demais.
  • Essa venda vai ocorrer quando o valor da ação estiver mais alta que o valor do strike, ou seja o comprador vai exercer o direito de comprar as suas ações por um valor mais barato do que o mercado no dia do exercício.
  • Do lado oposto se a ação estiver mais barata a mercado do que o valor do strike, não faz sentido o comprador exercer essa opção e comprar as suas ações mais caro, já que ele pode comprar mais barato a mercado. Nessa caso nós ganhamos o prêmio.
  • Fazer essa operação mais fora do dinheiro (OTM) caso você queira manter essas ações, ou fazer mais dentro do dinheiro (ITM) caso queira ser exercido, e não prentender manter essas ações na carteira.
  • Estudos dizem que o resultado é maior fazendo fora do dinheiro (OTM).
  • Nosso objetivo: é que essas opções virem pó, fiquem abaixo do nosso strike, e ficar com o prêmio e continuar com as nossas ações. Mas se tiver que ser exercído, vamos escolher um valor de strike um pouco acima do que pagamos nas ações para não ter prejuízo.
  • Theta positivo.
  • Encerramento da Operação, pode ocorrer de duas formas, em primeiro lugar no dia do vencimento sendo exercído vendendo as ações ou as opções virando pó, ou a segunda forma é recomprando essas opções de call mais barato antes de chegar o dia do vencimento, dessa forma voce reverteu a operação.
  • Pagar o IR do lucro das opções e do lucro da venda das ações, 15% considerando que é swing trade e as operações de compra e venda nãos erão feitas no mesmo dia (day trade – 20%), e no caso das vendas das ações você estará isento se dentro do mesmo mês o máximo de vendas de ações esteja no valor limite de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Ainda no caso das vendas de ações, o imposto é em cima do lucro, então se você vendeu R$ 20.000,01 reais e um centavo, e teve um lucro de 30 reais, o imposto é pago em cima dos 30 reais, mas se seu lucro foi de 10.000 reais, o imposto é em cima desses dez mil reais. O imposto deve ser recolhido/pago até o último dia útil do mês seguinte.
  • Dê preferência fazer essa operação pelo Home Broker da sua corretora, pois ele já linka automaticante se voce tem as ações como garantia, e pelo Profit a corretora não fica sabendo dessa linkagem com as ações de garantia podendo debitar uma margem de segurança na sua conta.
  • Fazer essa operação com pelo menos 30 dias do vencimento da opção para otimizar os resultados.
  • Rolagem para o mês/vencimento seguinte:
    • No Home Broker, fazer a reversão da operação, ou seja agora vamos comprar a mesma quantidade de calls que foram vendidas.
    • Em seguida montamos a nova operação de venda de call para o novo vencimento com o strike e a nova quantidade que acharmos interessante, que pode ser diferente da quantidade da operação anterior, dependendo do valor da opção.
    • Não esquecer de sempre selecionar o check de Lançamento Coberto na boleta, pra informar a corretora que é uma venda coberta.
    • Resumindo, encerramos a primeira operação fazendo uma compra de call e fizemos uma nova operação de venda coberta de call para o vencimento seguinte.
  • Vantagens dessa operação:
    • Boas chances de conseguir fazer essa operação várias vezes ao ano sem ser exercído e embolsar o lucro do prêmio, ou de embolsar o lucro antes do vencimento. 
    • Taxa de retorno atrativas quando a volatilidade está alta.
    • Lucros maiores do que as taxas oferecidas em Renda Fixa.
    • Podemos fazer todos os meses.
  • Desvantagens dessa operação:
    • O Lucro em cada operação é limitado na montagem.
    • Se a ação subir muito, a venda coberta irá limitar seus ganhos e você será exercído.

 

02 – (Venda de Put)

Passos:

  • Temos duas finalidades, ganhar uma taxa, e/ou comprar uma ação no futuro com desconto.
  • Você é o vendedor/lançador, recebe uma taxa por isso, mas tem a obrigação de comprar as ações no futuro, caso fiquem dentro do dinheiro. Obs: Para o compromisso de comprar no futuro você deverá ter margem na sua corretora como garantia.

 

03 – Wheel (Venda Coberta de Call + Venda de Put)

Passos:

  • É a junção das duas estratégias acima, mas alternando as mesmas e não ao mesmo tempo.
  • É uma operação de randa, alternativa a recompra da call na venda coberta, busca taxas maiores e pode financiar outras operações.
  • Fazer com ações de empresas sustentáveis.
  • Venda de volatilidade =  volatilidade alta te beneficia.
  • Como fazer:
    • Começa com Venda de uma put no dinheiro ou fora do dinheiro.
    • Repete essa operação se não for exercído.
    • Coleta os prêmios e vai diminuindo o Preço Médio.
    • Quando for exercído, altera a operação para venda de call no dinheiro ou fora do dinheiro.
    • Repete até ser exercido, se exercído inverte a operação novamente (volta pra venda de put).
    • Fazer mensalmente.
  • Pior cenário é uma queda muito radical dos preços.

 

04 – Straddle e Strangle

Passos:

  • São duas operações muito parecidas, a única diferença serão os strikes que vamos escolher.
  • Da pra ganhar independente da direção do mercado.
  • Ganha com o aumento da volatilidade.
  • Consiste em fazer uma compra nas duas pontas (compra bidirecional), ou seja, compra de call e put ao mesmo tempo, pois como elas tem potencial de ter lucros acima de 100% nós podemos fazer compras para os dois lados que quando da certo de um lado compensa o lado que não deu certo.
  • Nessa estratégia o mercado não pode ficar parado dentro de uma faixa de preço, precisamos que ele movimente muito pra cima ou para baixo.
  • Vega positivo (vantagens no aumento da volatilidade).
  • Theta negativo (desvalorização com o tempo atrapalha o nosso resultado).
  • Lucro aumenta com a volatilidade e vem com o grande movimento do preço das ações.
  • Quando fazer:
    • Proteção e Alavancagem.
    • Característica de Convexidade (Ganhar se o mercado cair ou subir, e Risco limitado com Lucro ilimitado).
    • Fazer em situações de eventos com consequencias incertas como eleições, divulgação de resultado de empresas, possibilidade de pamdemia, impeachment, etc.
  • Como fazer:
    • Escolher ativo com liquidez.
    • Comprar call e put do mesmo vencimento e mesmo ativo. Ex: Se comprar uma call que custa 0,50 centavos, devemos também comprar uma put que custa 0,50 centavos.
  • Diferença entre Straddle e Strangle:
    • Straddle:
      • Call e Put no mesmo Strike.
      • Operação mais cara.
      • Ver resultado mais rápido com uma movimentação menor da ação, mas proporcão de lucro menor em relação ao Strangle.
    • Strangle:
      • Call e Put com Strikes diferentes.
      • Cal e Put OTM (mais fora do dinheiro).
      • Operação mais barata pra montar.
      • Menor chance de acerto.
      • O lucro em porcentagem costuma ser maior, porém o movimento tem que ser maior.
  • Vantagens:
    • Possibilidade de ganhar tanto com mercado caindo ou subindo.
    • O lucro pode ser várias vezes o valor investido, principalmente do Strangle quando tem uma grande movimentação.
    • Possível de montar com valores baixos (100 reais) para praticar.
    • Volatilidade está a favor.
  • Desvantagens:
    • Tempo contra a gente. Em eventos com data marcada como eleições da pra comprar com um tempo antecipado mais longo, 2 a 3 meses, para comprar mais barato e o tempo não corroer tanto essas opções.
    • Mais caro que montar a opção a seco.
    • Se mercado ficar lateralizado temos prejuízo nessa operação.
    • Queda da volatilidade e mercado sem se movimentar também gera prejuízo.
    • IR 15% do lucro líquido.
    • Corretagem dupla pois tem duas pernas na montagem e na desmontagem ou quando for exercído.

 

 

Obs: Todos os estudos aqui não correspondem a nenhum tipo de indicação de investimentos, são apenas anotações de estudos teóricos que estou fazendo sobre mercado financeiro. 

Sobre Haylson Martins

Me chamo Haylson Martins, formado em Sistemas de Informação, trabalho com T.I de forma geral desde 2002 com suporte depois na área de negócio e treinamentos, e com Desenvolvimento para Sistemas Web desde 2010 com linguagem principal o Java. Amo tecnologia, amo aprender coisas novas, gosto de ensinar embora não seja essa a minha pretensão. Por meio desse blog pretendo reforçar o que ando aprendendo e estudando de outras linguagens e tecnologias, e principalmente como uma espécie de bloco de notas para consultas posteriores e quem sabe também ajude outras pessoas que estudam e têm as mesmas dúvidas que já tive ou que ainda tenho. Vamos começar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *