Spring Boot – Criando seu primeiro projeto

Spring Boot – Criando seu primeiro projeto

Bem, já temos o Java JDK instalado certo?

Também já temos o Maven configurado, correto?

Caso não tenha, verifique os dois artigos que temos nesse blog referente a cada um deles e faça as instalações, será o requisito para iniciar o projeto desse artigo aqui, blz?

Então vamos lá, Java e Maven instalados, vamos iniciar nesse artigo um passo a passo utilizando spring boot e outras ferramentas para iniciar um projeto de API Rest realizando um crud bem básico.

Vem com a gente então!!!

Iniciando com o Spring Boot

O Spring Boot bem resumidamente, e a grosso modo, é um dos projetos do ecossistema Spring, e pode ser considerado um acelerador de configurações, utilizando configurações padrões nos projetos e nas integrações com outras ferramentas, porém ele tem a versatilidade de deixar o desenvolvedor intervir e customizar qualquer dessas configurações. Vamos para a prática!

Vamos baixar um projeto padrão Maven com Spring Boot, para importar dentro da IDE Eclipse.

Para isso vamos acessar no site do proprio Spring o Initializr, para criar esse projeto, segue o link abaixo:

https://start.spring.io/

A versão atual estável do spring boot, no momento desse artigo é a 1.5.4

E vamos preencher o Project Metadata da seguinte forma:

Group: com.exemplo
Artifact: produto
Name: produto
Package Name: com.exemplo
Packaging: War
(pode deixar Jar também, no spring boot temos o conceito de FatJar, onde o Jar já vem embutido com um web container tomcat ou Jetty, e inclui as bibliotecas necessárias do projeto).
Java Version: 1.8 (no nosso caso instalamos a versão JDK 8, selecione aqui a versão do seu Java, mas recomendamos utilizar da versão 7 pra cima).

E em Dependencies, vamos incluir inicialmente as seguintes dependências:

  • Web
  • DevTools
  • JPA
  • PostgreSQL

Caso surja a necessidade de novas dependências durante o projeto, iremos incluir manualmente no arquivo pom.xml do projeto.

Agora clicamos no botão Generate Project, e baixamos o arquivo do projeto que acabamos de criar.

Importando o Projeto no Eclipse

O projeto que acabamos de criar e baixar está no arquivo produto.zip, por uma questão de organização criamos a pasta C:/ambiente_desenvolvimento e dentro dela vamos criar outra chamada projetos, que irá ser o nosso workspace dentro do eclipse.

Então crie os diretórios C:/ambiente_desenvolvimento/projetos e descompacte o arquivo produto.zip dentro, caso prefira descompacte o arquivo na sua pasta de preferência.

No eclipse, vamos na opção File > Import > Maven > Existing Maven Project

No Root Directory, informamos o caminho do nosso arquivo descompactado, no nosso exemplo vai ser:

C:\ambiente_desenvolvimento\projetos\produto

Deve detectar o arquivo pom.xml em Projects, em seguida clicamos em Finish.

Nesse momento vai ser importado nosso projeto base, e será feito o download de todas as bibliotecas que informamos como dependências ao criar o projeto.

Podemos ver novamente quais dependências são essas no arquivo pom.xml.

Vamos analisar o pom.xml?

Analisando o pom.xml

Abra o arquivo pom.xml e certifique que está sendo visualizado na aba pom.xml (fica ao lado da Effective POM), dessa forma vai aparecer o código-fonte do arquivo pom.xml para analisarmos.

 

[ Artigo em construção – Continua ]

Sobre Haylson Martins

Me chamo Haylson Martins, formado em Sistemas de Informação, trabalho com T.I de forma geral desde 2002 com suporte depois na área de negócio e treinamentos, e com Desenvolvimento para Sistemas Web desde 2010 com linguagem principal o Java. Amo tecnologia, amo aprender coisas novas, gosto de ensinar embora não seja essa a minha pretensão. Por meio desse blog pretendo reforçar o que ando aprendendo e estudando de outras linguagens e tecnologias, e principalmente como uma espécie de bloco de notas para consultas posteriores e quem sabe também ajude outras pessoas que estudam e têm as mesmas dúvidas que já tive ou que ainda tenho. Vamos começar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *