Para estudar o Kotlin, vamos precisar instalar duas ferramentas inicialmente.
- JDK 8 (ou superior).
- IDE (IntelliJ Community)
No IntelliJ, Create New Project > Kotlin > Kotlin/JVM > NomeDoProjeto.
Atalhos IntelliJ:
Alt + 1: Abre e fecha a View de projetos.
Dicas
- Em Kotlin , o pontoEVírgura ( ; ) no final das sentenças não é obrigatório (ao contrário do Java).
Primeiro Programa em Kotlin
package fundamentos
fun main(args: Array<String>) {
print("Olá Mundo!")
}
Comentários
Os comentários são bem parecidos com o Java.
package fundamentos
/**
* comentário 01 - sintaxe KDoc
* @param args lista de parametros
* @author
*/
fun main(args: Array<String>) {
//Comentário de uma linha.
/*
Comentário
de
mais de uma linha
*/
/*
* Comentário de mais
* de uma linha
*/
}
Variáveis
O Kotlin é uma linguagem fortemente tipada. Pode atribuir o tipo da variável por inferência, como na variável b, mas é preciso ter cuidado.
var a: Int
a = 10
var b = 15
var c: Double = 1.0
Tipos Básicos:
- Chamamos Básicos porque não são primitivos como no Java, tudo no Kotlin é Objeto.
var num1: Byte = 127
var num2: Short = 32767
var num3: Int = 2_147_483_647
var num4: Long = 913213213213213
var num5: Float = 3.14F
var num6: Double = 3.14
var caractere: Char = ‘?’ // exemplos: ‘1’, ‘g’, ‘ ‘,
var flag: Boolean = true //ou false
Constantes
- Altere a palavra reservada ‘var’ de variável para ‘val’ de value, para se tornar uma constante, ou seja, imutável.
Exemplo:
val a: Int = 1